• Por que eu devo fazer um projeto estrutural?
  • Pra que serve este projeto?

– É muito caro, não compensa eu contratar um engenheiro para elaborar este serviço.

– Eu conheço um pedreiro bom que fez uma casinha para um conhecido meu, e não caiu até hoje.

Estes são alguns argumentos que ouvimos atualmente por uma parte da sociedade.

O simples fato de contratar um profissional da área, nos beneficia em vários aspectos, um deles é, evitar possíveis transtornos por falta de um responsável técnico na obra para exercer a sua função.

Quando contratamos profissionais qualificados para elaborar um projeto de uma residência, devemos estar cientes que existem vários projetos complementares, e um deles abordado neste tópico é o “Projeto Estrutural”, que tem como sua finalidade, dar sustentabilidade e segurança para residência.

– Mas contratar um engenheiro para elaborar este projeto sai caro.

Será mesmo que sai caro? Há alguns fatores que devemos analisar quando tratamos da palavra “caro”. O que é caro para você?

Quando não elaborado o projeto estrutural, o cliente, não sabe e não tem parâmetros para analisar quanto de material ele vai ter que gastar, e isso gera problemas, pois pelo fato de não ter um projeto para orientar e guiar, acaba deixando uma brecha para o superdimensionamento da estrutura, assim elevando os gastos na obra.

Outro fator que devemos lembrar é que edificações quando não projetadas e executadas devidamente corretas, podem ocasionar patologias nas mesmas, e uma delas bem conhecida é as fissuras, que dependendo da sua localidade e gravidade pode levar ao colapso da estrutura, e podendo até mesmo causar acidentes graves.

Abaixo na imagem está um dos projetos elaborado pela Oblíqua Engenharia.

Não perca tempo e entre em contanto conosco para elaborarmos sua obra com qualidade e segurança.